Correio Popular Notícia



TESTE
Eleitores farão simulação biométrica no dia 7

Data da notícia: 2016-08-05 10:16:48
Foto:

(Josias Brito) A eleição simulada para teste e a observação do desempenho da urna biométrica em Ji-Paraná acontece neste domingo (7), das 8h às 17h. Nesta semana, o cartório da 3ª Zona Eleitoral se dedicou à configuração e ao lacre das urnas que serão utilizadas na simulação.

Seis delas serão usadas em cinco seções eleitorais, enquanto uma será destinada às justificativas e outras duas para contingência, caso seja necessário fazer substituição. A distribuição das urnas será realizada 24 horas antes da votação.

O simulado contará com a participação de mesários, sendo três para cada seção eleitoral. A Justiça Eleitoral convocou os 4.300 eleitores das seções eleitorais 125, 126, 127, 129, 130 e 131, que funcionam na Escola Estadual Gonçalves Dias, na rua Monte Castelo, 395, bairro Jardim dos Migrantes.

O chefe de cartório de Ji-Paraná, Marcio da Silva Vicente, lembrou que o objetivo da convocação pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para a simulação biométrica, é testar o funcionamento e a qualidade do sistema.

?No ano passado, houve a revisão eleitoral no município com a identificação biométrica dos eleitores e a simulação de uma eleição tem como objetivo testar o funcionamento do sistema e possível adequação do mesmo, se caso aparecer algum problema?, completou Marcio Vicente.

Ele lembrou que a simulação vai seguir os mesmos padrões de uma eleição normal. ?O objetivo é treinar os eleitores cadastrados a votarem no novo sistema que tem, entre outras novidades, a vantagem de não permitir que um eleitor vote no lugar de outro, garantindo ainda mais segurança e confiabilidade às eleições.

Os votos da eleição simulada em Ji-Paraná serão transmitidos ao Tribunal Superior Eleitoral e totalizados com os votos de todos os demais cartórios, que simularão uma votação neste domingo com servidores da Justiça Eleitoral.

Simulação biométrica pelo Brasil
Neste ano, eleitores de cidades de outros estados brasileiros também participam da simulação com urnas eletrônicas com leitor biométrico, isto é, que testaram a votação por meio da leitura das impressões digitais. Como foi o caso de outros municípios, Ji-Paraná foi uma das cidades escolhidas pelo TSE, devido ao sistema de votação ter sido transferido para o biométrico.

Dois documentos
Para votar nas eleições de outubro, independentemente da identificação biométrica, o eleitor será obrigado a apresentar o título de eleitor e um documento oficial com foto que comprove a sua identidade. A determinação está prevista no artigo 91-A da Lei das Eleições (Lei n. 9.504/1997).

São documentos oficiais para comprovação da identidade do eleitor a carteira de identidade ou documento de valor legal equivalente (identidades funcionais), certificado de reservista, carteira de trabalho e carteira nacional de habilitação, com foto. Não será admitida a certidão de nascimento ou casamento como prova de identidade do eleitor no momento da votação.

Fonte:






Noticia vista 1145 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.